Avenida Brasilia, 1455 - 1º andar - sala 01 - Centro, Medianeira/PR
  • (45) 3264-1344
  • (45) 99931-7931

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

CFO as a Service e Controladoria: confira como funcionam estes conceito para Micros e Pequenas empresas

Termos que fazem parte da rotina do planejamento financeiro podem ajudar o empreendedor antes das contas apertarem.

Ter uma empresa, entre muitas outras coisas e fatores, demanda planejamento financeiro, coisa que a maioria da população não possui, sendo uma dificuldade também para muitos empresários, principalmente os donos de micro, pequenas e médias empresas.

Um dos desafios para a resolução dessa demanda é que profissionais qualificados nessa área podem ter valores elevados, devido à sua qualificação e atuação. Para suprir essa demanda vem crescendo a procura no Brasil por profissionais de CFO as a Service.

O CFO as a Service é o diretor financeiro sob demanda, um conceito recém chegado no país mas que está crescendo rapidamente pela eficiência e acessibilidade, com especialização inclusive para MPEs e startups.

André Ferreira, sócio da ANIT, empresa especializada nesse serviço, conta que o objetivo desse profissional é fornecer um conjunto de habilidades a um nível de diretores financeiros de grandes corporações, para o setor de pequenas e médias empresas (PMEs) e Startups. Isso permite que organizações menores se beneficiem de um profissional altamente experiente, sem incorrer em custos de contratação em tempo integral.

Confira algumas vantagens do CFO as a Service para as empresas.

Contratação com custo reduzido

Hoje o custo de contratação de um Diretor Financeiro, Controller ou mesmo um Gerente Financeiro é extremamente alto e na grande maioria das vezes inviável para as PMEs e Startups, o que acaba muitas vezes trazendo consequências para o negócio.

O CFO as a Service, entra neste cenário e viabiliza a estruturação e a gestão profissional a um custo acessível para esses empreendedores, sem precisar estar com um profissional em sua folha de pagamentos, uma vez que ele não será um funcionário da empresa mas sim um prestador de serviços.

Estruturação e criação de processos

As soluções do CFO trazem para a empresa uma estruturação dos processos que envolvem a área financeira e administrativa e podem auxiliar em problemas como:

- Ajudar na organização de documentos e relatórios;

- Falta de controle ou ausência de processos internos;

- Relacionamento e comunicação;

- Gestão de capital de giro e planejamento de fluxo de caixa;

- Recrutamento, gestão e treinamento de equipes financeiras.

Caminhos para contratação e cuidados

Existem no Brasil empresas especializadas neste tipo de solução que podem trazer ainda, junto à solução de CFO as a Service, a terceirização dos processos financeiros como a tesouraria, faturamento (BPO) e gestão do RH por exemplo.

Se a empresa precisa de ajuda para tomar decisões sobre as finanças ou na formulação e implementação de estratégias financeiras, pode procurar uma empresa desse segmento. Os profissionais irão fazer um diagnóstico para entender quais as principais "dores" e objetivos para alinhar as expectativas e apresentar a solução mais adequada.

A grande vantagem para a empresa com esse serviço é a terceirização, podendo assim deixar o empresário gerir outras áreas que precisam de sua atenção.. Isso faz com que os resultados melhorem e as empresas cresçam.